sábado, 22 de agosto de 2009

Tecnologia de impressão 3D usada no Filme Coraline, de Tim Burton

CINEMA e 3D

O filme 'Coraline', de Tim Burton, que estreou nos cinemas americanos em Agosto de 2009 recebeu nominações e prêmios pela animação, estilos e elenco de vozes. Quem diria que a tecnologia de Impressão 3D foi usada para propósitos estéticos no filme!
De acordo com a Industrial IT, os animadores usaram essa tecnologia para criar partes das personagens do filme e cenários. Milhares de modelos 3D foram impressos, desde expressões faciais até maçanetas e alimentos.

As impressoras 3D rapidamente transformavam desenhos CAD em modelos precisos, que podiam ser manuseados quase imediatamente. Os modelos eram impressos simultaneamente em múltilplos materiais, cada um com propriedades físicas e mecânicas diferentes. Materiais de fotopolímero eram jorrados em camadas ultra-finas, permitindo secagem imediata com UV.

A tecnologia foi chave para a caracterização no filme, já que centenas de modelos foram impressos especificamente com expressões faciais individuais que eram trocadas nos bonecos para criar a ilusão de todo tipo de expressões e ações.

A tecnologia também permitiu que um fogo fosse criado com modelos físicos substituíveis e permitiu aos produtores gerar um vasto número de personagens quase idênticos, eliminando a necessidade de duplicatas por computação gráfica.

Nenhum comentário: