segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Evite vírus no pendrive

CURIOSIDADES

Muitos de vocês já devem ter tido problemas com um vírus no pendrive que altera as opções do menú de contexto (clique direito do mouse) do seu pendrive impedindo o acesso às opções de "Abrir", "Executar" etc.

Esta é a ação um vírus que cria no seu pendrive um arquivo chamado "autorun.inf". Este tipo de arquivo serve para executar ações ou programas assim que se pluga o pendrive na USB e o sistema começa a ler. Pode-se até executar um vírus através desse arquivo. O pior é que o usuário não vê o vírus, pois o windows considera um arquivo de sistema e fica oculto.

A única forma de visualizá-lo é configurando o windows para exibir arquivos ocultos e do sistema. Assim é possível deletá-lo. Aí é só ejetar e re-plugar o pendrive que o menú ou outras alterações causadas pelo vírus estarão normais outra vez.

Felizmente, é possível evitar pegar esse vírus de uma forma muito simples. Basta criar em seu pendrive uma pasta com o nome "autorun.inf" (sem aspas) e deixar lá. Se preferir, ocultá-la para não incomodar.

Por que funciona?
Simples: O Windows não pode sobrescrever uma pasta com um arquivo de mesmo nome, impedindo que o arquivo "autorun.inf" substitua sua pasta e infecte o pendrive!

Mas só isso não basta 100%!!
Algumas vezes o arquivo em questão vem junto com outros ".exe" ou ".bat" (executáveis) que podem servir para coisas como formatação, alteração do registro, copiar suas pastas para acabar o espaço no pendrive etc. Sem o "autorun.inf" eles não são executados. Ótimo!! Mas ainda ficam no pendrive. Então, de vez em quando, dê uma olhada nos arquivos ocultos e de sistema em seu pendrive. Se houver algum que não foi você mesmo que criou, DELETE!! Mas, cuidado, pois às vezes o efeito do vírus é ocultar suas pastas e deixar visível vírus com os mesmos nomes e ícones delas.

Assim, se houverem pastas ocultas, sempre verifique se não são as suas pastas originais.


É ISSO!

Nenhum comentário: