Muitos de vocês já devem ter tido problemas com um vírus no pendrive que altera as opções do menú de contexto (clique direito do mouse) do seu pendrive impedindo o acesso às opções de "Abrir", "Executar" etc.
Esta é a ação um vírus que cria no seu pendrive um arquivo chamado "autorun.inf". Este tipo de arquivo serve para executar ações ou programas assim que se pluga o pendrive na USB e o sistema começa a ler. Pode-se até executar um vírus através desse arquivo. O pior é que o usuário não vê o vírus, pois o windows considera um arquivo de sistema e fica oculto.
A única forma de visualizá-lo é configurando o windows para exibir arquivos ocultos e do sistema. Assim é possível deletá-lo. Aí é só ejetar e re-plugar o pendrive que o menú ou outras alterações causadas pelo vírus estarão normais outra vez.
Felizmente, é possível evitar pegar esse vírus de uma forma muito simples. Basta criar em seu pendrive uma pasta com o nome "autorun.inf" (sem aspas) e deixar lá. Se preferir, ocultá-la para não incomodar.
Por que funciona?
Simples: O Windows não pode sobrescrever uma pasta com um arquivo de mesmo nome, impedindo que o arquivo "autorun.inf" substitua sua pasta e infecte o pendrive!
Mas só isso não basta 100%!!
Algumas vezes o arquivo em questão vem junto com outros ".exe" ou ".bat" (executáveis) que podem servir para coisas como formatação, alteração do registro, copiar suas pastas para acabar o espaço no pendrive etc. Sem o "autorun.inf" eles não são executados. Ótimo!! Mas ainda ficam no pendrive. Então, de vez em quando, dê uma olhada nos arquivos ocultos e de sistema em seu pendrive. Se houver algum que não foi você mesmo que criou, DELETE!! Mas, cuidado, pois às vezes o efeito do vírus é ocultar suas pastas e deixar visível vírus com os mesmos nomes e ícones delas.
Assim, se houverem pastas ocultas, sempre verifique se não são as suas pastas originais.
É ISSO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário