quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Unreal Engine ao alcance de todos

GAMES

A Epic Games, desenvolvedora da Unreal Engine, liberou da graça o Unreal Development Kit (UDK - Kit de Desenvolvimento Unreal). A engine é poderosa e tem sido usada em muitos jogos de última geração como Batman: Arkham Azylum, X-Men Origins: Wolverine e Unreal Tournament 3.

Usar para sí e aprender é de graça, mas claro que para comercializar os games criados com a engine é necessário comprar uma licença. Se a sua empresa deseja começar a trabalhar com jogos em 3D, valem a pena os US$ 2500,00 anuais.

Além de sombras e motion blur em tempo real, a engine suporta uso de iluminação em HDR, normal mapping, fragmentação do cenário, simulação de tecidos (cloth), bump mapping, criação de terrenos na propria engine, efeitos de desfoque e muito, mas muito mais!! Pra se ter idéia, lembra aquela parte chata do desenvolvimento de um cenário pra um jogo em que você fica fazendo Render to Texture pra maquear toda a iluminação, sombras e Ambient Oclusion nos objetos? Aí se muda uma luz de lugar tem que fazer tudo de novo.
Com o UDK não é mais assim! Você joga lá o seu cenário, com as texturas normais, sem iluminação etc, e no próprio programa, faz a simulação das luzes, iluminação global etc. Aí ele já põe tudo nas texturas pra você. Mudou uma luz? É só recalcular a simulação!! Muito eficaz. E o efeito de Ambient Occlusion pode ser gerado em tempo real.

Para quem quer começar a usar o Kit, no site do UDK tem uma pagina com videos para download explicando do zero como se usa o programa para o desenvolvimento de jogos e aplicativos 3D de última geração. Vale muito a pena conferir!!

Nenhum comentário: