quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Stan Lee, um grande empreendedor

QUADRINHOS











A edição de novembro (2009) da revista Inc. trouxe uma ótima matéria com Stan Lee, o criador de personagens dos quadrinhos como Hulk, Homem-Aranha, X-men e Quarteto Fantástico. Considerado até hoje a alma da editora Marvel Comics, atualmente Lee possui apenas um cargo representativo e participa de eventos públicos da empresa.

A história de Lee é inspiradora para qualquer empreendedor diletante – mesmo aqueles que não são apaixonados por pessoas com superpoderes e cuecas por cima das calças. Aos 17 anos, ele tornou-se editor da Timely Publications – antigo nome da Marvel - com a ajuda do fundador da editora, Martin Goodman, marido de uma prima.

Criou em pouco tempo alguns dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos e incentivou de todas as formas o crescimento da editora. “Martin era bom no que fazia e ganhou muito dinheiro, mas ele não era ambicioso. Eu não entendia aquilo. Eu estava sempre frustrado”, afirma na matéria.

Tornou-se presidente da editora dos anos 1960, mas nunca se considerou um homem de negócios. “Eu lembro quando a bancada de sócios me pediram para pensar em um plano de três anos para a empresa. Eu disse, ‘Pessoal, eu não consigo prever onde estaremos daqui a três anos. Eu nem sei o que vou comer no café da amanhã.’”

Lee continuou na Marvel enquanto ela era comprada por outras empresas e viu a editora quase chegar à falência em 1989. Desvinculou-se para abrir a Stan Lee Media em 1998, que acabou fechando em 2006. Não desistiu e abriu mais uma empresa, a POW! Entertainment, que há dois anos fechou um vantajoso acordo com a Disney – Lee dobrou sua felicidade ao ver que a Marvel estava indo bem e mais feliz com sua aquisição pela própria Disney.

Hoje ele ainda prefere deixar a parte administrativa para seus sócios, concentrando-se na criação de seus personagens – uma especialidade do mestre Lee. “Imaginar histórias é fácil. Imaginar personagens é fácil. Fazer isso de uma forma que as pessoas nunca tenham visto antes é que é difícil. E também o mais divertido”, afirma.

Clique para ler a matéria publicada pela Inc.


fontes_
http://www.papodeempreendedor.com.br
http://www.inc.com/magazine/20091101/how-i-did-it-stan-lee-of-marvel-comics.html

Nenhum comentário: