sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O pesadelo dos concursos furados nunca acaba

COMPORTAMENTO

Viajando nesta rede de informações que é a internet, deparei-me com um assunto que não é novidade mas que vale a pena comentar, Os Concursos Furados, aqueles que são lançados prometento "fama" e/ou absolutamente nada pelo trabalho apresentado. O Blog Scketcheria deixa uma crítica sobre o concurso "A Cara do Mandrake" que vale a pena ler.

"Espero acordar um dia e olhar para um mundo mais honesto, livre de parasitas e hospedeiros neste mercado minguado e agonizante que é a ilustração editorial no Brasil. Espero ver ilustradores trabalhando e ganhando sua vida, sustentando família e prosperando, realizando seu trabalho, sua especialização, seu ofício.

Agora as editoras, que obviamente tem o lucro como única meta, descobriram o filão de ouro que é a VAIDADE que infecta e devora os cérebros dos jovens artistas, e perceberam que não precisam mais pagar profissionais especializados para obter seus intentos.

Se há quem faça de graça, porque gastar dinheiro com artistas que investiram suas vidas na carreira?

Morram de fome, danem-se todos. Basta fazer um concurso qualquer e chovem trabalhos às centenas, é só escolher um e pagar com qualquer porcaria que eles aceitam tudo, assinam tudo, e nunca reclamam, muito pelo contrário, se auto-flagelam com um grande sorriso estampado na cara. E o pior é que esta balela cola! Nego trabalha em troca de quinquilharias ou “fama”. Toda a indústria trabalha por dinheiro. Por que motivos os profissionais de ilustração deveriam ser tratados de forma diferente?

Até estagiário ganha em dinheiro, porque diabos um ilustrador deveria executar o CONTEÚDO ESSENCIAL da obra, 100% da autoria visual da publicação, sustentando TODA a cadeia produtiva nas próprias costas, sem ganhar um centavo por isto?

Como se o artista não tivesse contas para pagar."

Leia a matéria na íntegra AQUI.


* Selo Sou Ilustrador Profissionao: arte de Fernando Mosca e Leandro Substance, disponível sob licença Creative Commons, em diversos formatos gráficos no site Old Black Gallery.

 


_Ilha das Ilusões

Nenhum comentário: