segunda-feira, 7 de setembro de 2009

4ª Dimensão e Bullet-Time!

INTERESSANTE

Se você trabalha na área de CG já sabe que 3D significa 3 dimensões: X (horinzontal), Y (vertical) e Z (profundidade). Mas nos jogos atuais, há um novo conceito. O de 4ª dimensão.

A 4ª dimensão é o tempo! Exemplos de jogos que manipulam a 4ª dimensão separadamente das outras 3 são Prince of Persia e Devil May Cry.

Por que eu descrevi como 'separadamente'?
Porque a ciência diz que tempo e espaço são relativos, ou seja, para se viajar determinada distância leva-se um determinado tempo. Mas nos jogos que citei e em muitos outros da atualidade é possível 'quebrar' essa regra. Um efeito muito interessante chamado Bullet-Time. É simples: toda a movimentação do jogo fica em câmera-lenta enquanto o personagem do jogador continua em sua velocidade normal tornando-se muito mais rápido que os adversários, sendo capaz até de fugir de balas!

Desde '
The Matrix' -o primórdio nesse efeito- muitos filmes (como 'Wanted') e seriados (como 'Smallville') têm usado muito o BT para aumentar a emoção e o drama nas cenas.

Um exemplo desse efeito muito louco no seriado '
Smallville':



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